Propulsora

Eventos Empresariais

Os eventos empresariais estão cada vez mais voltados para experiências oferecidas aos participantes. Em meio a esse contexto, as novidades do setor passaram a se basear em sustentabilidade e tecnologia. Isso já mostra qual é a atual tendência em eventos.

A preocupação maior da Propulsora – Gestão Empresarial, é que os eventos possuam uma conscientização ambiental, ou seja, trabalhamos com decorações minimalistas; Objetos de material reciclável; Melhor aproveitamento da luz natural; Uso de lâmpadas econômicas como as de LED; Uso de copos biodegradáveis e Extinção dos ingressos impressos.

São tantos tipos de eventos corporativos existentes no mercado que fica difícil saber exatamente em que eles se diferenciam, quais suas características, objetivos e como optar por cada um deles.

Além disso, os formatos mais tradicionais e padronizados deram lugar a modelos mais descontraídos, que incluem atividades de entretenimento.

Essa nova maneira de fazer eventos contribui significativamente para o resultado final, como por exemplo:

      • Melhorando a concentração dos participantes;
      • Retenção de conhecimentos
      • Aproximação das marcas com seu público
      • Maior sinergia entre as equipes

Ainda assim, são os objetivos do evento que determinam seu público. Portanto, a Propulsora – Gestão Empresarial promove a interação entre os participantes, podendo trazer novos conhecimentos para o público, desenvolver o relacionamento com clientes e parceiros, além de vários outros objetivos que podem ser traçados, de acordo com a necessidade de cada empresa, podendo eles receber diversos nomes e modelos diferentes. Assim, nossa empresa oferece 11 tipos de eventos corporativos, podendo cada um deles se encaixar nos objetivos de sua empresa. São eles:

      • Congressos – São grandes eventos que ocorrem um período determinado. Normalmente, esse prazo gira em torno de uma semana ou alguns dias. Assim, eles englobam: Palestras, Mesas Redondas, Simpósios, Debates, dentre outros. O objetivo desse tipo de evento é o enriquecimento científico e cultural dos participantes.
      • Convenções – São eventos muito semelhantes aos Congressos, mas, com uma participação mais intensa dos participantes. A ideia é que haja maior interação e envolvimento nas atividades apresentadas; por isso, são muito usados para promover encontros entre colaboradores de uma empresa, sendo muito comum entre equipes de venda ou convenções coletivas, com a participação de representantes de classes trabalhistas. O objetivo desse evento é promover um trabalho ou serviço.
      • Seminários – São eventos caracterizados por sequências de atividades aplicadas por profissionais especializados. O objetivo é fazer com que os participantes desenvolvam novas capacidades e se informem sobre o tema abordado. Pode acontecer, nesse tipo de evento, uma característica marcante que são os debates seguidos de exposição, discussão e conclusão, mas, sem o objetivo de chegar a conclusões definitivas, para que se possa sair desse evento já tendo o próximo agendado, para dar continuidade ao assunto / tema abordado.
      • Workshops e Oficinas: São semelhantes com Cursos, mas, com uma característica bem marcante, que é a grande interação dos participantes. Há uma exposição inicial de conteúdo, seguida de uma discussão, de uma prática em grupos e uma etapa de conclusão dos trabalhos apresentados no dia.
      • Roadshows: “Road” se traduz por estrada. Portanto, Roadshow pode ser entendido como uma exposição itinerante. Suas características se assemelham aos Workshops, mas, esses de distinguem, justamente, pela mobilidade do evento apresentado. É muito produtivo do ponto de vista comercial, podendo capacitar pessoas em diversos lugares.
      • Simpósios: São eventos corporativos que ocorrem com a presença de um moderador. Ele tem a função de apresentar os convidados e moderar a explanação dos assuntos que serão tratados no dia. O público pode participar e debater sobre o tema, mas, de forma expositiva. Esse tipo de evento é muito usado por Universidades como forma de transmitir conhecimento de pesquisadores aos convidados.
      • Mesa-Redonda: Ocorre um debate entre os especialistas convidados. Existe também um moderador, uma exposição com tempo limitado de cada especialista sobre o tema e, ao final, um debate entre eles. Indicado para discussão de novos serviços ou produtos, se devem ou não ser colocados no mercado.
      • Feiras: As Feiras de Negócios são eventos corporativos que reúnem várias empresas expondo seus produtos, serviços ou até projetos inovadores para um público específico. O maior objetivo desse evento é fazer contatos, aumentar o networking e fortalecer parcerias.
      • Treinamentos e Cursos: Esse é um processo de curto prazo. O objetivo é transmitir ou reciclar em relação a um determinado conhecimento ou prática. O comum é que ocorram apenas alguns dias nesse tipo de evento. É importante ressaltar que, os Treinamentos são para pessoas que já estão inseridas nas corporações e que vão treinar em cima dos programas e sistemas que eles já trabalham. Já os Cursos serão tanto para pessoas que já estão inseridas nessas corporações e também para pessoas que desejam se inserir nesse mercado corporativo, para que possam se qualificar e capacitar.
      • Palestras: São eventos de curta duração, de uma ou duas horas, que abordam temas relevantes para os participantes através de um especialista. Podem ter caráter de Palestra Motivacional, Comportamental ou Instrutiva. Porém, não permitem aprofundamento. Comumente são usadas para despertar o interesse em um assunto ou para cumprir objetivos bem específicos, como aumentar o entusiasmo para realização de uma tarefa – no caso das Palestras Motivacionais.
      • Conferências: As Conferências funcionam como reuniões com a participação de um especialista de reputação ilibada para debaterem determinado assunto. Normalmente, elas são conduzidas por um presidente de mesa: o conferencista. Podem ser realizadas por perguntas escritas pela plateia ou não.
      • Confrarias: São os eventos empresariais mais usados ultimamente. Pode-se levar a presença de um chefe gourmet para abrilhantar o momento, quer seja para a realização de um almoço empresarial ou jantar. Esse evento é usado, na maioria das vezes, para fechar algum tipo de negócio, para promover a melhoria empresarial e pessoal e estreitar relacionamentos. Nesse evento, todos tem a oportunidade de falar, falar do seu negócio e trocar ideias, criando e aumentando sua reputação no mundo corporativo.

Independentemente do tipo evento que você esteja buscando para sua empresa, nós estaremos aqui para fazer de cada momento da sua empresa, um momento inesquecível. Deixe a Propulsora – Gestão Empresarial fazer parte de sua história também!