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Feedback e Feedforward

Feedback e Feedforward: você sabe qual é a diferença entre esses dois conceitos de gestão de pessoas?

Enquanto o Feedback é voltado para ações passadas, o Feedforward tem como foco o que o colaborador deve fazer no futuro.

E o líder tem um papel central na implementação dessas estratégias no mundo corporativo.

É ele quem está sempre próximo aos membros da sua equipe, fazendo uma conexão entre a direção da empresa e os colaboradores que estão na linha de frente.

Isso permite que as organizações caminhem para frente, rumo aos objetivos traçados previamente.

Um bom líder, então, seria aquele que não só fornece feedbacks constantemente, ajudando seu time a se posicionar melhor na vida profissional, mas que também recebe feedbacks de seus liderados, ouvindo suas necessidades e agindo de acordo com elas.

E mais: o bom líder precisa olhar para o futuro, identificando as mudanças necessárias para alcançar resultados satisfatórios.

Como o ser humano é complexo por natureza, a gestão de pessoas deve ser uma ciência dinâmica e que está sempre se transformando em busca de melhores formas para dar conta das realidades mutantes do trabalho.

Portanto, para aplicar o Feedforward, é importante que o diálogo seja uma prática constante e efetiva na organização. Quando a empresa possui os canais e uma política de comunicação para colaboradores voltada para a promoção de melhorias e reconhecimentos, tanto o Feedback quanto o Feedforward são eficazes em seus propósitos.

Feedback e Feedforward: qual deles dá conta das dinâmicas do mercado?

Primeiro vamos entender o que é cada um antes de identificar qual estratégia é mais adequada para a realidade do mercado.

A Estratégia de Feedback já é bastante conhecida no mundo da gestão de pessoas. Trata-se de dar um retorno referente aos aspectos do desempenho ou comportamento de alguém dentro da empresa, tendo como referência metas a serem alcançadas, Cultura Organizacional ou mesmo orientações individuais prévias.  Além disso, ele permite que os colaboradores entendam em que momento de suas trajetórias profissionais eles se encontram e se estão progredindo ou regredindo. As pessoas precisam saber se suas posturas e esforços estão indo na direção e velocidade desejada ou não.

Entretanto, a Estratégia de Feedback apresenta um problema fundamental: ela é centrada no passado, o que não condiz com um mercado cada vez mais dinâmico. É justamente aqui que entra o Feedforward.

Quando falamos de feedback e feedforward, é o feedforward que apresenta maior eficiência em dar conta das dinâmicas do mercado atual.

O que é Feedforward?

A Estratégia de Feedforward, então, surge como uma evolução ao tradicional feedback, mudando o foco das interações entre líderes e colaboradores para ações futuras, procurando também antecipar demandas e problemas em vez de solucioná-los a posteriori.

Fazendo uma analogia simples, podemos dizer que o Feedback seria como um espelho retrovisor: com ele olhamos para os eventos passados, a fim de compreender como chegamos aqui e evitar que sejam cometidos os mesmos erros.

Já o Feedforward seria, na mesma analogia, como o para-brisa: através dele olhamos o que está em nossa frente e podemos escolher os melhores caminhos e decisões a serem tomadas. É possível mudar o futuro, mas não o passado.

Em tese, o Feedback, quando bem realizado, é uma resposta impessoal, focada estritamente em aspectos técnicos e profissionais do desempenho.

Por endereçar algo que ainda não aconteceu, o Feedforward se torna profundamente objetivo e impessoal, sendo assimilado de forma muito mais fácil.

Como vimos, o Feedforward é uma excelente estratégia, que nos permite antever problemas e desenvolver uma comunicação interna não agressiva.

Como todas as ferramentas adequadas para a prática dessas duas ferramentas, levaremos sua equipe ao mais alto nível de gestão entre sua empresa e seus colaboradores. Pratique sem moderação!

Nós, da Propulsora – Gestão Empresarial, estamos aptos a poder ajudar você, empresário, que quer ter total entendimento de seus colaboradores, traçando melhores estratégias de acompanhamento junto a cada um deles, tratando suas especificidades e aplicando cada ferramenta na hora correta, sem antecipar desencontros profissionais e emocionais.