Nos próximos anos, mudanças socioeconômicas, geopolíticas e demográficas terão impacto direto no mercado de trabalho, seja no surgimento ou desaparecimento de novas profissões ou na demanda por novas competências. É o que concluiu o relatório “The Future os Jobs” produzido pelo Fórum Econômico Mundial, que afirma que as mudanças são justificadas no contexto da chamada “Quarta Revolução Industrial” formada pela era da robótica avançada, inteligência artificial, automação no transporte e aprendizagem automática.
Os setores mais afetados desde já pelas novas exigências do mercado são de mídia e entretenimento, consumo, saúde e energia, segundo o relatório. No entanto, as áreas de finanças, infraestrutura e mobilidade deverão sofrer transformações mais profundas nos próximos anos. Confira quais as competências que todo profissional precisar dominar até o final de 2020, segundo o Fórum Econômico Mundial.
1 – Resolução de problemas complexos
Tal habilidade já foi prevista como a mais requisitada para 2015 e volta a aparecer em primeiro lugar no ranking de previsões para 2020. Nos próximos quatro anos, 36% das atividades em todos os segmentos da economia deverão exigir a habilidade de solucionar problemas complexos, segundo o relatório do Fórum Econômico Mundial.
2 – Pensamento crítico
No relatório, o pensamento crítico é descrito como o uso da lógica e da razão para detectar forças e fraquezas de soluções alternativas, conclusões e abordagens a problemas. O profissional que apresentar a habilidade de se comunicar claramente, de fazer as perguntas certas e de analisar um problema sob diferentes perspectivas, tem grandes chances de se destacar.
3 – Criatividade
Os robôs perdem para as pessoas em criatividade. Os profissionais criativos terão a chance de se beneficiar desde cenários de rápidas mudanças em produtos, tecnologias e modos de trabalho. Criatividade ficou em 10ª posição da lista de previsões das demandas de mercado para 2015, agora faz parte das três competências mais valorizadas até 2020.
4 – Gestão de Pessoas
O papel fundamental do gestor de pessoas é motivar, desenvolver pessoas e identificar talentos, de acordo com o relatório do Fórum Econômico Mundial. Essa habilidade é vista como destaque até 2020 nos setores de energia e de mídia.
5 – Coordenação
Para quem atua em cargos de liderança, a coordenação trata-se de uma competência crítica. Aspectos ligados à colaboração e facilitação de processos são as principais qualidades que especialistas apostam como obrigatórias nos gestores do futuro.
6 – Inteligência Emocional
A gestão das emoções é fundamental aos profissionais, uma vez que a inteligência artificial passa longe dos aspectos da inteligência emocional. Entre as características do profissional que tem inteligência emocional estão: saber ouvir, estar disposto a ajudar e ter autocontrole das próprias emoções.
7 – Capacidade de julgamento e de tomada de decisão
Profissionais hábeis em analisar dados e tomar decisões se destacam no mercado de trabalho e tendem a ser ainda mais valorizados até o final de 2020. A habilidade foi a oitava mais demandada na lista de previsões para 2015 e subiu para a sétima posição do ranking. Um bom líder é aquele que saberá tomar as decisões certas em ambientes de alta complexidade.
8 – Orientação para servir
A dedicação em ajudar os outros perdeu uma posição no ranking das habilidades com mais demandas do mercado de 2015 para 2020. Porém, ainda é vista como uma competência indispensável ao trabalho em equipe.
9 – Negociação
A habilidade de negociação é importante para todos os profissionais. Mas o relatório destaca os setores de computação, matemática, artes e design como os que mais vão exigir bons profissionais negociadores até 2020.
10 – Flexibilidade cognitiva
A flexibilidade cognitiva é a capacidade de desenvolver ou usar diferentes conjuntos de regras para combinar as coisas de diferentes maneiras. Os setores que mais vão exigir essa capacidade são bens de consumo, comunicação e tecnologia da informação.
É importante que todos os setores se atentem para a busca desses profissionais no mercado, pois, é preciso que por outro lado, os profissionais estejam cada vez mais capacitados para assumirem novos desafios e fazerem a mudança nos cargos que irão ocupar. Qualificação, treinamento constante e sabedoria para saber lidar com tantas exigências, fará de todo profissional o que realmente “faz a diferença” e de toda a empresa, àquela que está apta a permanecer no mercado de trabalho oferecendo produtos e serviços de qualidade e comerciáveis.
Aqui na Propulsora – Gestão Empresarial nós qualificamos pessoas e empresas.
Não fique de fora e entre o próximo ano com o pé direito!
Glayce Tatiana Ribeiro
CEO – Propulsora Gestão Empresarial