O Storytelling é uma técnica narrativa que usa histórias para vender ideias, serviços e compartilhar conhecimento. Aproximando pessoas, empresas e conceitos.
Através de composições sobre a trajetória de atuação da sua empresa, são desenvolvidas narrativas. Estas narrativas irão fazer com que as pessoas se identifiquem e se sintam motivadas de alguma forma.
Hoje em dia, o Storytelling é uma técnica bastante utilizada para otimizar treinamentos, para a criação de campanhas publicitárias, apresentações comerciais e corporativas, e experiências inspiradoras para o público.
Através da inserção de fatos numa história, é possível fazer com que o entendimento da mensagem seja maior. Pois serão utilizados exemplos e imagens que impressionam mais do que somente uma lista de fatos.
Os eventos são dispostos de maneira lógica, para entreter e fazer com que o conhecimento se espalhe. Impulsionando práticas e desenvolvendo expectativas.
A prática de contar uma história na comunicação humana ocorre desde que os homens descobriram a linguagem.
E, hoje, elas têm o caráter de inspirar e levar cada vez mais conhecimento. De forma mais leve que a usual formalidade presente no meio corporativo.
Como utilizar o Storytelling para conseguir mais clientes?
O Storytelling possui diversos benefícios. O principal deles, certamente, é a capacidade de falar sobre um assunto de maneira cativante, mesmo que se trate de um tema comercial.
Para isso, a sua história não deve ser vista como uma pura estratégia de comércio. Pense que essa é a sua chance de criar laços com os seus clientes. Se eles se sentirem representados no seu Storytelling, confiarão mais na sua empresa para, a partir daí, desejarem fazer negócios com você.
É importante conhecer os seus consumidores em potencial, para direcionar a sua história corretamente. Pense sobre o que é significativo para o seu público-alvo e estude-o para saber as informações que serão úteis para ele.
Além disso, lembre-se: as imagens também contam histórias produtivas! Por isso, use e abuse delas! Utilize figuras amplas, persuasivas, atrativas e inéditas.
É importante que elas agreguem valor ao seu discurso. Uma boa opção, portanto, é criar metáforas com as suas imagens. Seja objetivo e apresente o seu Storytelling com entusiasmo para prender a atenção do seu público.
Fazendo isso, a sua empresa aprende a estimar o que possui de mais valioso, que é a sua própria história, aquilo que nenhuma outra companhia terá. O Storytelling, assim, valoriza justamente o que cada empresa tem de mais especial.
E quem não gosta de uma boa história, não é verdade?
Aqui na Propulsora – Gestão Empresarial nós podemos ajudar você e sua empresa a criarem o melhor Storytellig e fazer com que sua história seja a inspiração para muitas empresas e clientes.
Siga essa ideia! Siga a Propulsora!
Glayce Tatiana Ribeiro
CEO – Propulsora Gestão Empresarial