Ao adotar uma postura socialmente responsável, preocupada com a cidadania, não significa dizer em hipótese alguma que a empresa deixou de buscar lucros, ou mesmo a excelência na qualidade de seus produtos e serviços ou ainda níveis cada vez maior de produtividade, muito pelo contrário, assumindo certas características peculiares à Responsabilidade Social da empresa só está agregando valor, o que, por consequência, no longo prazo gera um retorno financeiro positivo.
As empresas já perceberam que com o aumento dos desafios gerados pela concorrência, o grande diferencial está exatamente na descoberta progressiva de que o lucro, produtividade e imagem da marca só serão conquistados por empresas que desenvolvam um perfil socialmente responsável.
Ao nos debruçarmos sobre o tema, percebemos uma contínua mudança no perfil dos consumidores, que cada vez mais tem demonstrado atitudes mais seletivas, preferindo empresas que investem em ações sociais, cujo desempenho, obtenha reconhecimento público. Isso implica dizer que em alguns anos as organizações que não se esforçarem em desenvolver uma postura preocupada em contribuir para minimizar os males da humanidade, atendendo, portanto, a essa nova demanda do mercado estará fadada ao insucesso.
É de suma importância que ocorra uma desmistificação que existe quanto à responsabilidade Social ser apresentada como “Custo Social” ao invés de um investimento que trará retorno. Tal preocupação nos levou a pensar em alguns argumentos que influenciariam um empresário, totalmente responsável socialmente, a investir no social, tais como: